Filmes para o Enem #2 - Uma Garota Divergente Filmes para o Enem #2 [ Uma Garota Divergente ]

Wellcome!

Lista de Email

Intuit Mailchimp


Olá pessoas, tudo bem com vocês? 
Hoje trago o meu primeiro post e decidi comentar sobre algo muito importante que com certeza é de interesse de todos nós, o Enem, e com isso trago uma maneira de se preparar para a esperada prova.
Conciliar estudo com lazer não é um desafio complicado.
Com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) chegando é hora de estar com conhecimento sobre vários temas que podem aparecer na avaliação, ao mesmo tempo é preciso associar seus estudos com lazer e entretenimento. Para isso fiz uma lista com 5 filmes que podem estar associados com possíveis assuntos da prova.

 1 - Tempos Modernos (1936) - Veja o filme AQUI
Produzido e estreado por Charles Chaplin. A obra é uma crítica ao Fordismo, retratando a vida dos operários em meio a Revolução Industrial, período em que eram vistos como ferramentas ou peças de máquinas, onde só era visado o lucro, sem preocupação das condições dos trabalhadores.

2 - Olga (2004) - Veja o filme AQUI
Produzido por Rita Buzzar. Baseado em fatos reais retrata a vida da judia e comunista Olga Benário que, com Luís Carlos Prestes, tenta derrubar o governo de Getúlio Vargas. Porém, os planos não dão certo e ele é preso e ela é deportada para a Alemanha Nazista, deixando sua filha com a mãe de Luís. Olga é morta em uma câmara de gás, no campo de concentração de Lichtenburg.
O filme é ótimo para obter o conhecimento sobre aspectos políticos e sociais da Segunda Guerra Mundial, além de mostrar as referências históricas e as consequências da guerra no Brasil.

3 - Entre os muros da escola (2009) - Veja o filme AQUI 
Direção de Lourent. A obra retrata o professor de língua francesa François Marin, em uma escola na periferia de Paris que é ocupada por alunos de variadas nacionalidades : asiáticos, franceses, africanos... Nisso, o docente, além de ensinar sua matéria, tenta superar as barreiras diante da xenofobia.
Algo que pode ser interpretado no filme é o fato de que os desafios em uma sala de aula são iguais, mesmo se tratando de países desenvolvidos.

Veja o primeiro post sobre filmes para o Enem Aqui

4 - Lutero (2003) - Veja o filme  AQUI
Produzido por Alexander Thies. O longa retrata a história de perseguido reformador alemão Martinho Lutero. Este, escreveu as 95 teses, onde crítica a venda de indulgências da igreja católica. 
Esse pode ser considerado o melhor filme para entender a Reforma Protestante.
  
5 - Central do Brasil (1998) - Veja o filme AQUI
Produzido por Walter Salles. Retrara a história de Dora, que trabalha no terminal rodoviário carioca redigindo cartas para pessoas analfabetas. Entre os seus clientes estão Ana e seu filho Josué, ambos do sertão nordestino, Com a morte de Ana na saída da estação por atropelamento, Dora assume a responsabilidade de levar o garoto para o pai.
O filme faz uma amostra socioeconômica das diferentes regiões brasileiras.

Então gente essa foi uma das minhas dicas para auxiliar no Enem, e ao mesmo tempo ajudar no lazer. Tenho certeza que essas obras são uma ótima escolha e que contém uma fonte muito boa de aprendizado.
  Miguel Gabriel

14 comentários:

  1. Te aplaudo! Que ideia genial para ajudar nos estudos. De fato conciliar lazer com estudos é uma dificuldade enorme, eu inclusive me complico muito com isso e você deu dicas ótimas! Tanto do que fazer quanto de filmes. O melhor de tudo é que são filmes bacanas e legais se assistir, pra ajudar ainda mais! Muito obrigada mesmo pelo post. Incrível

    ResponderExcluir
  2. Olá Sthephanie, tudo bem? Adorei as dicas de filme, o legal é que não são apenas os filmes que muitas vezes são sitados, mas são temas extremamente recorrentes nas provas e que ajudam demais em certos temas da redação. Parabéns arrasou!

    ResponderExcluir
  3. Desses filmes já assisti Lutero e achei muito interessante

    ResponderExcluir
  4. Nossa que diferente esse post...nunca vi uma proposta nesse tipo. Tem filmes que ainda não conheço e que claro irei assistir. O Olga mora no meu coração...assisti no ensino médio e amo até hoje. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. ooi tudo bem eu amei seu post bem interessante e sao filmes otimos

    ResponderExcluir
  6. Quem não conhece o filme Tempos Modernos. Um dos meus favoritos, do Charlie Chaplin...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente eu amei o layout novo ficou lindo mesmo, até assustei quando entrei aqui. uahsuahsa
    Segundo tenho que confessar que quando estudava eu odiava esses filmes que os professores pediam para ver.
    Boa sorte a quem vai fazer o ENEM.
    Beijos da Tati <3

    ResponderExcluir
  8. Estou muito tentada a fazer o enem esse ano, mas, ainda não consegui decidir se vai valer a pena. Amei o layout e também adorei o post, já assisti quase todos os filmes, alguns preciso reassistir. AMO o filme Olga, fiz até dois trabalhos sobre ele. A atuação do Caco com a Camila é maravilhosa. E cresci assistindo Central do Brasil, tinha a fita! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Guria que fodaaaa esse post, amei as dicas dos filmes, vai ajudar muito quem pretende fazer o Enem esse ano 💚 parabéns pelo post!

    Beijos Josi
    www.singularidades.blog.br

    ResponderExcluir
  10. Ai que dicas maravilhosas! Não assisti nenhum dos filmes mas tenho certeza que vai ajudar muita gente, afinal é bem mais legal estudar enquanto se diverte.

    ResponderExcluir
  11. Realmente são filmes ótimos, que super se relacionam com o ENEM.
    Amei sua seleção, com certeza eles vão ser muito úteis para todos.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Que post útil!!! Vou compartilhar com a minha irmã e os amigos dela que vão fazer enem esse ano!
    Temos modernos é um filme que todos os meus professores de história indicaram, mas eu confesso que nunca assisti hahahaha A lista tá ótima, adorei!

    ResponderExcluir
  13. O primeiro post nesse estilo que já li e foi muito interessante! Deveria ter lido ele na época em que fazia o enem hahahaha Mas vou mostrar para meu irmão caçula pra ver se ele segue essa lista de filmes maravilhosos :)
    Beijos!
    Mad Souls

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Que dica mais interessante. Realmente irá ajudar muitas pessoas. Da sua lista já vi Central do Brasil e Tempos Modernos, mas já faz um tempinho. Ambos abordam temas interessantes e que podem ser discutidos pelos alunos. Vou salvar os links para assistir os outros filmes. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir