5 Filmes que abordam o tema Racismo e suas lutas - Uma Garota Divergente 5 Filmes que abordam o tema Racismo e suas lutas [ Uma Garota Divergente ]

Wellcome!

Lista de Email

Intuit Mailchimp


Filmes Racismo

Racismo, entre diversos filmes no mundo, os filmes que abordam o racismo ou a luta pela igualdade, poucas vezes é falado, nesse post você vai conhecer uma boa seleção de filmes que além de ter uma ótima historia conta com ótimos elencos.


Olá gente! Tudo bem com vocês? Pois eu estou super bem. 
Hoje decidi trazer um tema um tanto polêmico e que repercute muito no mundo, pelo menos no Brasil do seu “ descobrimento “ até os dias atuais: Racismo.
Tratando desse tema, aqui abordamos 5 filmes que retratam o assunto e que podem ser uma ótima escolha para refletir e agir sobre isso.

1- Mississipi em chamas (1998) Veja aqui
Baseado em fatos reais, conta de modo fictício a história de uma investigação feita por dois agentes da FBI, no ano de 1964 quando três trabalhadores civis foram assassinados no estado de Mississipi. O filme retrata o movimento racista no sul dos EUA em meio a luta dos negros por direitos iguais e dignidade em combate com a organização “ Ku Klux Klan “.

2- Adivinhe quem vem para jantar (1969) Veja aqui ou Compre aqui
Ganhador de vários Oscar’s, conta a história do choque dos pais de uma mulher branca, que pretende se casar com um negro e renomado médico. A família norte americana tenta de tudo para encontrar algo ruim no rapaz, conseguindo somente qualidades e virtudes tanto no caráter quanto profissionais.

3- 12 anos de escravidão (2013) Veja aqui
O longa se passa em 1841. Saloman Northus é um negro livre. Após aceitar um trabalho é sequestrado e escravizado. Para conseguir sua “ liberdade “ é forçado a trabalhar 12 anos e com um advogado conquistar seu objetivo. Com 09 indicações ao Oscar, o filme há relatos de violência física, psicológicas, além do cruel racismo presente nos EUA.

4- Histórias cruzadas (2011) Veja aqui
Grande sucesso de público, despertando muitas críticas, sendo chamado de “ caso em particular “. Nesta trama um grupo de empregadas domésticas negras somente conseguem um emprego com ajuda de uma jovem branca, como se fosse uma recomendação ou uma espécie de preconceito ao dizer que negros somente conseguem ascensão social com auxilio dos brancos.

"Amor e ódio são dois chifres na mesma cabra, Eugenia. E você precisa de um bode." (Charlotte Phelan) - Histórias Cruzadas

5- A cor púrpura (1986) Veja aqui
Sem demonstrar a luta entre negros e brancos, e sim sobre a vida dos negros e suas condições precárias nos EUA, início do século XX. A protagonista Celie é violentada pelo pai e aos 14 anos é dada em casamento a um viúvo da comunidade sendo bastante humilhada. O filme retrata fatos como estupros, incestos, violência e escravidão.

Então gente essa é minha dica pra semana, espero que gostem das sugestões e que aproveitem bem. Uma ótima semana para vocês.
Miguel Gabriel e Sthephanie Martins

2 comentários:

  1. Já assisti alguns dos citados, e outros estão na minha lista.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado, espero que assista os outros, são ótimos
      BEIJO

      Excluir